BLOG

QUARTO MONTESSORIANO: ESTIMULO, SEGURANÇA E MUITA ELEGÂNCIA

08 JUNHO 2018

A chegada de um bebê faz com que os pais queiram deixar seu cantinho do jeito mais aconchegante e gostoso para que o filhote sinta-se bem com esse novo mundo. E é nessa hora que eles ficam preocupados sobre o que fazer no quarto para deixá-lo ao mesmo tempo seguro e confortável. Ultimamente, muitos pais estão optando pelos quartos montessorianos. Você já ouviu falar? Não? Então, pode ficar tranquilo, que vamos explicar tudo sobre o método.


Priorizando a autoeducação, o método deve oferecer elementos posicionados na altura da criança, que estimulem o desenvolvimento e a autonomia de forma segura para que ela tenha liberdade de explorar o espaço.


COMO FAZER?


Colchões no chão, substituindo os berços ou camas altas, oferecem maior liberdade para os pequenos, que podem deitar e levantar quando bem entenderem. Os brinquedos devem estar disponíveis, de forma que a criança possa pegá-los à vontade. Não ofertar todos os brinquedos de uma só vez, é uma dica muito citada por especialistas que orientam trocá-los a cada 15 dias, visando despertar mais interesse e não gerar monotonia. 

Para que as crianças possam reconhecer sua imagem, um espelho é item indispensável no quarto montessoriano. Ele pode ser colado em uma placa de MDF ou madeira e preso à parede para evitar que se quebre.

Outro item interessante é a barra de apoio com o objetivo de facilitar que a criança fique em pé e comece a andar.

Armários baixos oportunizam que a criança crie a autonomia de escolher as próprias roupas com facilidade.


MAS E A SEGURANçA?


Em um ambiente com elementos ao alcance da criança, a principal preocupação dos pais é com a segurança:

- Esconda e proteja as tomadas.

- Evite móveis com quinas.

- Prefira quadros de acrílico no lugar dos de vidro

- Fixe os objetos na parede com fita e não pregos ou parafusos

- Não deixe móveis solto. Fixe-os nas paredes ou chão, evitando que estes tombem.

Gostou do conteúdo? Vai colocar um quarto montessoriano em seus planos? Escolha um imóvel que mereça toda sua dedicação e carinho para ser o lar de sua família.

Fale Conosco


Contato


R. Dom Pedro II, 411 - N. Sª. das Graças - Canoas - RS - CEP: 92110-044

comercial@hendlerconstrutora.com.br

Segunda a Sexta das 9h às 17h